sábado, 20 de junho de 2009

O CONTROLE DO TEMPO

Quem é que nunca pensou em controlar o tempo?
Me lembro de vários filmes, a maioria de péssima categoria, onde um carinha com um relógio vagabundérrimo (mas mágico!), apertava um botãozinho e tudo ao seu redor congelava!
Na minha experiência com esses reloginhos vagabundos, ao apertar o tal botão ocorriam vários fenômenos, sendo o mais frequente a desintegração do aparelho. Não posso deixar de lançar um tributo aos fabricantes de mercadorias da 25 de Março, pois o relógio que se desintegra sob a leve pressão de um botãozinho não deixa de ser... mágico!!
Minha reverência profunda aos produtores de aparelhos digitais mágicos!! (vocês não estão vendo, mas já dei 7 voltas ao redor do computador e rezei um "mangalé 3 veiz").
Bom, voltando ao tema, quem é que nunca pensou realmente em controlar o tempo? Não seria demais?!!
A gente de certa forma pode fazer isso, simplesmente lendo.
Quando lemos, damos vida aos personagens esquecidos em palavras no meio de páginas, à estórias e histórias que só se refazem porque nós pensamos nelas e as recriamos enquanto tiramos seus elementos de volumes escritos.
Então, quando o livro é muito bom, invariavelmente eu leio mais devagar, como que para poupar de um destino certo aquele personagem condenado, para lentificar o tempo da crônica. Se você não ler que determinado personagem vai morrer, ele não morre! Já pensou nisso?
Quantas vezes eu já não reli um livro interrompendo-o na melhor parte, para assim congelar o tempo e controlar os acontecimentos!
Os livros são como a vida: o que está escrito, está escrito. Não há como mudar na vida.
Mas nos livros há como interromper, lentificar, fechar um livro na melhor parte e deixar tudo lá parado, congelado! por acontecer...
Não deixa de ser ficção, mas é a melhor forma de controlar o tempo que eu conheço. Se alguém tiver idéia melhor, sou toda ouvidos.

3 comentários:

  1. Eu tive uma idéia...
    apertar o pouse durante um filminho no dvd!!!
    Tb da pra controlar né?
    Ah e tb puxar a coleira da Vynna antes q ela siga no tempo certo, rsrs.
    Mas muito boa esse modo de pensar, realmente a vida poderia ser assim.

    ResponderExcluir
  2. uma das minhas frases favoritas:
    "Um minuto na vida é muito ou pouco tempo, dependendo em qual lado da porta do banheiro você se encontra".

    ResponderExcluir