sexta-feira, 16 de julho de 2010

PLATÃO E A ACADEMIA

Será que Platão fazia ginástica? E Nietzsche, com a sua teoria sobre as tarântulas e tudo?
Todo mundo tem que ter uma atividade paralela para descarregar o stress. Dizem que exercício físico é ótimo para isso. Libera endorfina né?
Será que pensar libera endorfina? Se liberar, deve ser em doses reguladas por microcontadores corpóreos, porque os caras pensam por muito mais tempo do que conseguem permanecer se exercitando.
Os grandes filósofos não deviam fazer exercícios, eu acho... tinham tempo de sobra para pensar. Não sossegavam suas ansiedades castigando, ou melhor, trabalhando o corpo. Não conseguiam descarregar seus pensamentos em um monte de atividade física...
Pensavam porque tinham tempo, porque não existia essa cultura de exercícios diários e exaustivos para todos como rota de fuga... porque não tinha TV!
E deixaram muitas teorias e conceitos que através dos tempos receberam inúmeras interpretações, servindo de guias para os pensamentos modernos.
Será que eles realmente quiseram dizer tudo isso? Ou interpretamos de modo que colocamos em seus pensamentos filosóficos conceitos que eles nunca esperavam ou não tinham a mínima intenção de ter "pensado". Acho que os grandes pensadores não tinham intenção de pensar nem metade do que à eles é atribuído.
Então, para evitar mal entendido, sou entusiasta do exercício físico como ponto de descarrego de energia acumulada. Tira o stress, tira o tempo que sobra, cansa a mente e o corpo e evita pensamentos filosóficos...

Um comentário:

  1. Ah, então eu devo ser muuuuuuito limitada, pois frquento academia, musculação, spinning, pilates e agora quero mergulhar. Pra que tempo livre?

    ResponderExcluir