quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ÓPERA MODERNA

Não quero aqui ser repetitiva e nem plagiária, mas estive pensando - levada pela chama da música clássica desta semana - no por que de não surgirem mais bons e abundantes compositores do gênero nos dias de hoje. Aliás, faz tempo que não aparece um cara bom. Enquanto os séculos 17 e 18 serviram de berçário para os grandes gênios da música, hoje em dia o que se vê são malucos medíocres tentando nos convencer de que fazem coisas boas, culturalmente falando. Em todos os aspectos!
Do mesmo modo que Deus não fala mais com a gente - digo diretamente, como fazia com os profetas de antigamente (vide texto http://depoiseagora.blogspot.com/2010/04/alguem-conhece-o-centro-da-terra.html). Pelo menos Ele não tem falado muito depois do advento da psiquiatria. Talvez por causa disso também faz tempo que não vejo ninguém convincente no ramo da comunicação divina. Nem no que concerne à arte cênica da representação divina. Pro cara convercer alguém de que é Deus ou de que falou com Ele, tem que ser bom! De verdade! Que nem naquela propaganda do Ronalo Fenômeno, sabe? Driblou os médicos!!...
É não tenho visto...
Mas o que eu queria comentar realmente é que se houvesse um compositor capaz de escrever uma ópera com toda a pompa de antigamente, o que será que ele escreveria? Qual seria a história? Sim, porque escrever sobre o fauno e as criaturas da floresta num ritual satânico de feitiçaria soaria no mínimo estranho. Isso me faz lembrar de Woody Allen em sua crônica sobre os balés que não deram certo e foram fracassos de audiência, citando por exemplo uma peça em que a princesa enfeitiçada seria metade cisne, metade mulher, mas no sentido longitudinal! E ela teria que convencer seu príncipe em um pas de deux complicadíssimo que para desfazer o feitiço ele teria que fazer um curso de taquigrafia por correspondência... é, não entendo por qual motivo não deu certo esse roteiro...
Talvez hoje em dia a ópera contasse a estória de uma executiva sem paciência sendo cortejada por um rapaz pobre e sonhador, operador de caixa do McDonalds. Por comer no McDonalds todos os dias ela desenvolveria uma doença hepática e morreria um dia antes de ser convidada para o jogo do Coringão no Pacaembu (de arquibancada!). A ópera terminaria com o rapaz desiludido cantando no meio do gramado do famoso estádio a ária final intitulada "Bando de Lokos". Num epílogo alucinante o Corinthians ganharia o jogo (só na ópera acontece isso!) e um bandeirão seria estendido sobre a platéia numa interatividade alucinante e apoteótica!
Aí as luzes se acenderiam e uma voz grave então se ouviria, alertando a platéia sobre tudo isso (o espetáculo em si) - principalmente a parte do resultado final do jogo - ser uma obra de ficção!

17 comentários:

  1. Não dá para falar muito da falta de compositores do século XVIII até o XX, se bem que no XX tivemos Carlos Gomes e Villa Lobos...
    O pobrema nos dias atuais talvez não seja a falta de compositores, mas a busca pelo patrocínio público e as intervenções políticas provenientes do Ministério da Curtura que exigiria uma abordagem que não seja voltada a agradar azelite.
    De qualquer maneira você acabou direcionando bem o rumo de "O Guarani" no século XXI...quem sabe a peça não poderia ser apresentada como preliminar do jogo de celebração do sesquicentenário do Coringão...com direito a um boneco de cêra do Vicente Mateus em tamanho natural exposta numa espécie de altar...putz o sono está batendo...já comecei a viajar...he he he ...

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  2. Cara, o motivo principal de não existir nenhuma obra que persista para a posteridade foi muito bem descrita por vocês. Mozart era um compositor popular, ele compunha obras para o público em geral. hoje em dia os assim chamados artistas, produzem coisas para eles mesmos e os outros que venham a gostar, caso não gostem, não entenderam a "proposta" da arte, tudo claro com rios de patrocínio, já que se o "povão" não gosta, não vende, se não vende não dá dinheiro.
    sobram as novelas...
    as novelas são as óperas do século 20. vejam escrava isaura que já teve versão em russo, chines, japonês, ucraniano, etc.

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  3. Concordo no que diz respeito às novelas, mas o que eu queria mesmo era ouvir alguma coisa atual no modo erudito. Talvez uma ópera sobre o Timão!? Corinthiano tá meio acostumado a prestigiar coisa ruim. Digamos que o nível da peça não saia conforme o desejado... pelo menos ia ter público!
    E Loopy, a idéia do roteiro me pareceu fraca na início, mas com o bonecão do Vicente Mateus achei genial! hehehe
    Por que que a gente não é famoso???!!!

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  4. Sweet, sweet Rose eu já me perguntei sobre isso....embora nossas reflexões e narrativas estejam nos levando diariamente a umas boas risadas, o que me vem é que pessoas que poderiam se divertir junto com a gente estão ocupadas demais cuidado de suas vidas sem tempo para sentir o perfume das rosas...e talvez não estejamos conseguindo usar corretamente o tal apelo popular...do mesmo modo que se dá na indústria musical poderíamos escolher um público alvo específico e fazer uma imersão em assuntos atuais que sejam do interesse dessa gente...a fama com certeza acabará vindo, mas acabaríamos parando de rir com tanto gosto e passará a ser um pouco fake...eu gosto mais dessa coisa insana na qual o leitor entre por sua conta e risco e é pego de surpresa sem saber exatamente o que está acontecendo...
    Mas voltando à temática da ópera poderíamos acrescentar elementos como uma ária que poderiase chamar Dr.Socrates, invendável,intrrocável e imprestável...cantada por uma soprano Viking acompanhada de um rapper que faria o contraponto declamando algum refrão do tipo "timão, timão não te deixo nunca não..." com direito a um breque no qual o povo seria convidado a bater palmas e tocar vuvuzelas para levar a composição à sua apoteose....no final eu quero juntar tudo isso só para saber no que vai dar...o próximo passo será a entrada do rival do balconista do Mc.Donald´s ...a mudança de cenário e o aparecimento de um elefante cor de rosa.Trilha: introdução seguida de performace do coral cantando "Bambi,bambi, o que você faz aqui" ou "Mano boiola toma tua linha,senão tua buchada vira sarapatel!" Essa última frase não rimou, mas dá um clima cômico-dramático que toda boa ópera cria...como você já deve ter notado o sono faz maravilhas com a minha imaginação :-)

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  5. Para o Fink:
    Amizade desculpe não comentar seu post no post anterior, mas nossa ópera bufa acabou desvirtuando o ínício da conversa...
    Entretenimento hoje está relacionado a dar lucro para o investidor e levar os espectadores a não ter que pensar e guardar somente o impacto e a qualificação da primeira sensação ...e note como faltam adjetivos para essa qualificação...´só existe a gíria pobre de espírito (não de dinheiro)...eu e a Rose já nos rotulamos de anti-sociais...e esperança é uma invasão escandinava que obrigue os índios da banalândia a se tornarem mais cultos para que eliminem um pouco essa escala de valores tão desequilibrada e cruel...tenhamos fé...quem sabe daqui uns 100 anos...

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  6. Será que a gente conseguiria manter a audiência adicionando elementos da cultura nórdica à ópera do Timão?

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  7. a Soprano Viking que eu tinha pensado era uma daquelas gordas com capacete de 2 chifres...mas na luta pela audiência acho que tinha que ser uma gostosona do tipo Brigitte Nielsen...aquela ex mulher do Stallone que trocou ele por uma outra dona...ainda pela audiência do lado cêcnico eu pensei numa chuva de groselha...mas como se trata da torcida do coringão poderia ser uma chuva de bombeirinho....he he he

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  8. Uma vez uma cantora gordona de ópera falou que pra cantar bem precisava manter com bastante comida a caixa torácica gigantesca.
    Fiquei tão impressionada que aí sim começei a aumentar minha área útil. Já o Bethoven provavelmente vai se revirar na cova caso ouça uma ópera sua com a torcida do timão...bom, é que eu ouvi falar que ele era palmeirense...

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  9. Naninha,
    O importante nas manifestações culturais modernas é criar impactos...podemos até usar isso como slogan no anúncio do espetáculo...."Nós vamo fazê os mano se revirá na cova!" he he he

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  10. Imperdível...acessem!!

    http://www.youtube.com/watch?v=xpcUxwpOQ_A

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  11. meep mep meeep meep meeep mep mep meep meep.

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  12. outro clássico:
    Animal Versus Buddy Rich...esse eu vi quando era criança...a Antonella vai gostar...

    http://www.youtube.com/watch?v=eDU-ZyBQRnQ

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  13. Fink eu ia escrever a mesma coisa...é quase irresistivel não escrever...

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  14. Mas o Mozart to ligada que é timão eô...

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  15. Digam a verdade...nenhum post havia alcançado número tão grnade de comentários, confere??

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