terça-feira, 17 de maio de 2011

Brasília (já nasceu polêmica)

Brasília foi construída em ritmo acelerado, durante mais ou menos um mandato presidencial. Possam perdoar-me os fãs de Niemeyer, mas aquela idéia pseudo-democrática de edifícios funcionais públicos e compartilhados... entendo que suas posições stalinistas, que mais tarde lhe renderam um auto-exílio, influenciaram a construção de tais monstruosidades inestéticas.
A propósito, os edifícios com funções similares em Berlim lembram muito os de Niemeyer, um pouco mais antigos. Aquela coisa nada harmônica em concreto. Vale lembrar que a primeira viagem de nosso arquiteto-patrimônio histórico-cultural nacional à Europa incluiu Alemanha e União Soviética, e não por acaso... Alemanha, Europa Central, Rússia, Le Corbusier.
A comparação pode parecer esdrúxula. Berlim é uma cidade moderna, contemporânea, reconstruída no pós-guerra com a preservação de seu patrimônio histórico, sua arquitetura antiga e... um pouco estragada pelas tintas do socialismo. Afinal, era a capital da República “Democrática” da Alemanha.
De volta ao Brasil, a esplanada dos ministérios também não deixa barato. Quanto peso aquele amontoado de concretos. Nada que remeta ao arquiteto amante das curvas suaves, projetor da Catedral de Nossa Senhora Aparecida, na mesma Brasília.
Não dá para ser a unanimidade.

5 comentários:

  1. Brasília à primeira vista é até bonita, grandiosa... mas uma boa segunda olhada nos revela uma cidade pesada com tantas toneladas de concreto, fria, e perdoem-me os fãs do Nyemeyer... feia! O cara foi capaz de acabar com toda e qualquer forma de vida, retirando a beleza do cerrado e cobrindo tudo com cimento. É simplesmente sufocante!

    ResponderExcluir
  2. à respeito da capital e do arquiteto tenho algumas considerações...Certa feita um morador da cidade desde sua fundação me disse orgulhosamente que o cimento utilizado na construção da cidade foi levado de avião para aquele fim de mundo...já pensaram no que custou o elefante branco?
    Conheço um engenheiro que participou da construção da cidade e que disse que as pessoas não tem a menor idéia da dificuldade de fazer o cálculo estrutural para por os rabiscos do portentoso arquiteto que não gosta de janelas, nem de plantas...para não falar na dificuldade em reformar o palácio da Alvorada já que as instalações hidráulicas e elétricas foram feitas dentro do concreto, como se não precisassem algum dia de manutenção...
    Fala sério...quem precisa de um Niemeyer quando se tem um Frank Lloyd Wright, um Calatrava ou mesmo um urbanista como o Jaime Lerner?

    ResponderExcluir
  3. Pra mim brasília é horrivel, pelo mar de concreto e pela dificuldade que uma cidade sem esquinas faz pra você realizar um simples retorno. Mas algumas obras do Nyemeyer são de cair o queixo. çomo o hotel que ele projetou em brasília mesmo, me foge o nome, que o teto é uma clarabóia gigantesca, se parecendo com o casco de um navio, enquanto as paredes e o lobby central do hotel se assemelham a ondas do mar, como se um barco gigantesco estivesse deixando a lagoa da pampulha carregado por um tsunami, e vc olha tudo isso por baixo. ou então o sara do rio de janeiro. junto com sua capela< que lembra bastante a de brasília. Somente o Nyemeyer e os cavaleiros templários até hoje fizeram igrejas circulares.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus os cavaleiros templários não tinham acesso à essa quantidade de concreto!!!

    ResponderExcluir
  5. Felizmente! Já imaginou restaurar as igrejas e promover aquecimento, resfriamento, iluminação?

    ResponderExcluir