quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Estereótipos em quatro rodas...

Muitos carros ainda circulam com adesivos que identificam suas famílias, a despeito das recomendações das polícias, e também a despeito de tantos golpistas por aí. Interessante observar as mais diferentes famílias, algumas constituídas por pai, sem mãe, e numerosa prole. A maioria destaca, além das crianças e adolescentes, o cachorro, um ou vários, e o gato. Às vezes o passarinho, às vezes o aquário.
Nesta manhã, durante o percurso razoavelmente longo entre minha casa e meu trabalho, segui atrás de um carro que exibia os ditos adesivos. Três crianças: um garoto negro e duas garotinhas brancas. Dois cães, um claro, um escuro. Chamava à atenção as roupas das crianças, já que os adesivos eram coloridos. As garotas, de vestidinho rosa, como dita o figurino tradicional. O menino, de camiseta amarela e calção azul, clara alusão ao uniforme da seleção de futebol.
Ainda que garotos habitualmente vibrem com o futebol, convenhamos, a seleção brasileira não está lá com a bola toda. E por que ele não estava vestido de azul, a cor padronizada para o sexo masculino? Ou calção branco e camiseta vermelha, por exemplo? Será possível que, por ser negro, só lhe reste o futebol?
Quiçá não seja eu a preconceituosa, mas uniformes, temos vários e mais interessantes (exceto é claro, se a questão envolvida for o salário), bombeiro, policial, médico, astronauta. Jogador de futebol, francamente...

3 comentários:

  1. Pois é... outro dia eu também estava reparando nesses adesivos e me deparei com um carro exibindo um único adesivo. Solitário. Mas a cara de felicidade do bonequinho do adesivo era simplesmente indizível, o q me deu margem a vários pensamentos e estórias q bem poderiam envolver este personagem, sozinho e extremamente feliz. Vai saber...

    ResponderExcluir
  2. O pior é que o fabricante produz o adesivo, o comerciante compra aquele que aceedita que vá vender mais ... e depois vem o consumidor que compra e comprova a tese do comerciante...

    ResponderExcluir
  3. Hj eu pensei em colocar um com uma família assim ó: Cada um no seu cavalo, e um cachorro no pé de cada um, ou um gato. Mas fiquei com medo de seqüestro. Daí resolvi por um com um passarinho fora da gaiola e uma família inteira dentro da gaiola. Mas ninguém vende esse.

    ResponderExcluir