sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012 - OS JUDEUS E AS CRUZADAS, A HISTÓRIA REVISITADA

Ah o Carnaval...
O Carnaval é tão repleto de significados que escrever sobre isso suporta qualquer enfoque.
Tem gente que gosta, gente que odeia, gente que muito polidamente não se pronuncia... mas o fato é que o Carnaval se tornou uma festa tão descaracterizada que lá no fim das contas visa com muita dedicação agradar a todos os gostos.
E neste ano, como em muitos outros, assisti parcialmente aos desfiles na televisão, não deixando - claro - de me admirar com o grau de insanidade criativa dos carnavalescos da vez. Nesse contexto gostaria muito de comentar aquela escola que vestiu a totalidade da sua bateria como judeus ortodoxos!
Os mestres de bateria estavam de capa preta e chapéu, comandando um batalhão de mais de 200 pessoas de sexos variados usando tallit e indumentária religiosa, e tocando muito animadamente toda a sorte de instrumentos de percussão. Achei o máximo!! A câmera da TV focava os caras e eles passavam com um baita sorriso no rosto, gingando os tallits e tocando maravilhosamente seus pandeiros. Realmente inovador!
E não posso de deixar de mandar aqui o meu respeito aos organizadores do desfile que fizeram a judeuzada passar antes dos Cavaleiros das Cruzadas, que vieram homenageados na escola seguinte, de forma que NINGUÉM se encontrou na avenida!! Que timing sensacional! Imagina um encontro desses quase 1000 anos após... 
Fico pensando também... será que um cavaleiro das cruzadas jamais imaginou que um dia seria retratado pela história com fantasias brilhantes e muito samba no pé? Consigo comparar a isso alguém sendo desenhado para a posteridade por um artista do dadaísmo... tipo falem de mim de qualquer maneira. Mesmo assim, foi uma bonita homenagem a todos os retratados.
E depois da história revisitada, só tenho a agradecer: valeu carnavalescos!! 
Aguardando ansiosamente o próximo ano, fico por aqui.

4 comentários:

  1. é por estas e outras que já me prometi um dia ir ao Rio para assistir o desfile das escolas de samba...uma vez só na vida, mas eu vou...

    ResponderExcluir
  2. É um programa de vida obrigatório! Pelo menos uma vez na vida temos que ir! :)

    ResponderExcluir
  3. É mesmo! Eu reparei!
    Só acho que deveriam ter 2 escolas por noite, seria muito melhor..

    ResponderExcluir
  4. Também acho!!! É excessivo esse monte de escolas por noite... depois da segunda a gente não aguenta mais... à menos que a bateria ortodoxa se encontre definitivamente com os cavaleiros cruzados né?

    ResponderExcluir