sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sandwich, uma leitura lato-sensu

Não posso começar a postar sem antes fazer um pequeno preâmbulo.Eu e a criadora deste blog há cerca de uma semana estivemos no cenário da narrativa que segue.Naquela ocasião dois comentários foram muito importantes:
1.Nós precisamos nos policiar pois estamos nos tornando sarristas inveterados, o que faz com que no trato pessoal não poupemos nada, nem ninguém.
Se hoje, jovens como somos, já estamos assim, como será quando formos acometidos pela idade?

2. Toda vez que eu quiser voltar àquele estabelecimento jurei trazê-la junto, pois naquela ocasião, diferente de todas com as quais me deparei, os pedidos podem ter demorado um pouco, mas vieram corretos e foram servidos corretamente.

Vamos à história.

Na noite de hoje, eu e o meu velho amigo Fabio Caverna estivemos em uma padaria na Haddock Lobo,atrás do colégio São Luis para comermos, tomarmos uns cafés, admirarmos uns pares de pernas e demais atributos femininos e atualizarmos os cadastros...não exatamente nessa ordem, mas a rotina acaba sendo essa...vida de solteiro avulso é assim mesmo.
Elegemos o lugar pelo fato de funcionar 24hs. por dia, a comida é boa,em geral é bem frequentado por mulheres,conseguimos estacionar com certa facilidade e os funcionários já nos conhecem...o problema só está em uma coisa...temos estado constantemente à mercê de um garçom que nos tortura de diferentes maneiras.
Nós nunca conseguimos receber o pedido na ordem certa...o prato principal chega antes que a entrada, coca cola vira suco, café virá capuccino...os pedidos sempre demoram...e inevitavelmente acabam virando assunto.
Eu já tive restaurante, conheço o perfil dos profissionais e sempre trato a todos de forma respeitosa e digna.Embora  considere isso indispensável por uma questão de educação, também não quero que ninguém cuspa no prato que eu vou comer.
Ao buscar meu velho amigo na estação de metrô havia comentado com ele que estava sentindo uma tristeza gratuita, fruto de alguns acontecimentos chatos , somados ao dia frio, à uma viagem cansativa e ao cansaço que ando sentindo..eu não sei exatamente o que  foi isso, mas comer seria muito reconfortante.
Para que tudo desse certo dessa vez com nosso algoz, digo, garçom,resolvi fazer o pedido de forma fracionada, para não confundir.Pedi uma coca-cola e um salgadinho, virei para o Caverna e disse...Velho, preste atenção...o pedido foi feito de forma fracionada e virá certinho...não deu outra...chegou a esfiha, seguida da coca...timing perfeito!!Fiz um gesto com as mãos para o meu comensal  e só não gritei "Presto" para não assustar os vizinhos das mesas laterias.
Convicto de que tudo corria bem chamei novamente o garção e mandei o complemento do pedido...."Um X-EGG".
99 em 100 garçons ou balconistas de lanchonetes, botecos ou padarias teriam entendido o meu pedido e me trazido um hamburger coberto com queijo e um belo zoiudo com a gema dura para não melecar tudo...eis que então chega cerca de 10 minutos depois um sanduiche de queijo com ovo entregue por um cumim e não pelo garção.Entendi que aquele não era o meu pedido e toquei o cumim de volta para o balcão....30 segundos depois me aparece o garção com o sanduba de queijo e ovo na mão,vira para mim e fala...eis aqui o seu sandwich, por que o Sr. não quer?
Não foi o que o Sr. pediu? Cheese Egg, pois temos aqui o Cheese e o Egg...
Por cerca de 15 segundos baixou em mim o espírito de um napolitano grosso, com direito a gesticulação e só conseguir dizer..." Cáspita,se eu quisesse isso pedia um sanduiche de pão com queijo e ovo!!!"
Só me faltava essa...queijo e ovo em inglês...vem cá, não fui eu quem atribuiu esses anglicismos ao nome dos sandubas... eu só vou no popular...se você vai no Ponto Chic e pede um Bauru na canoa o garçom sabe que tem que arrancar o miolo do pão para caber mais recheio...qualquer balconista novato aprende o cardapio de sanduiches rapidinho...esse garção está lá há pelo menos um ano...no mínimo o cara já comeu um X salada e sabe que não é pão com queijo e salada logo...
O pior é que nem tem sanduiche com queijo e ovo no cardápio da padoca...o resultado é quase não consegui comer na hora que o sanduiche certo chegou porque olhava para ele, olhava para o garçom e ria...o mesmo aconteceu com o café ...e durante todo o trajeto de casa ainda continuei rindo sozinho...tempos estranhos...eu juro de pé junto que eu tento tornar minha vida mais calma e fácil...felizmente não estava num restaurante japonês querendo comer sashimi de baiacu venenoso...

3 comentários:

  1. ahuhauhauhauhauha
    O melhor foi ver a cara do garçon quando vc foi no papel de mafioso falando do pão com ovo! hauhauhauhaauha

    ResponderExcluir
  2. Isso me faz lembrar a inutilidade da comunicação. Sim, pq ninguém presta atenção mesmo!
    Já experimentou pedir um suco de laranja sem gelo? A única coisa que fica gravada na memória do ser atendente é exatamente a última coisa que você falou: GELO!
    Aí o camarada lembra que tem que te trazer um suco, talvez de laranja, mas com toda certeza, num copo repleto de GELO!
    O tempo das cavernas, antes da linguagem oral, devia ser muito mais produtivo!

    ResponderExcluir
  3. Fala sério...esse cara foi o cúmulo da sofisticação...tirar o meu pedido em inglês...por essa eu ainda não havia passado....

    ResponderExcluir