terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dona Morte.

Quem só escreve nas férias, qando se está feliz e tranquilo, deve sempre escolher um tema assim, digamos, leve. Férias também é período de médicos e check up, depois de certa idade. Um médico de uma clínica de cardiologistas estima que o uso do fio dental traga mais seis anos de vida, por remover bactérias que agridem os dentes e o coração. Acontece que as pessoas inevitavelmente pensam que quando chegar o dia, ao avistarem a Dona Morte, com sua foice, poderão argumentar: "Ei, espere aí, eu usei o fio dental todos os dias, ainda tenho direito a mais seis anos!". Não adianta. Sem barbarizar, o negócio é aproveitar. Ao descobrir que fácil irritabilidade, dores de cabeça frequentes, dor de estômago, insônia, dentre outros sintomas, são consequências do estresse, podemos, maravilhados, sentir tudo sem culpa! Não tem jeito, são consequências de uma moderna doença, o estresse; não estamos nos auto corroendo, não temos culpa e nem controle sobre isso. Enquanto tentamos relaxar, para nos livrar dos sintomas do estresse, os infelizes, pessoas que nada têm para fazer, por falta de interesse, de imaginação e de curiosidade, tentam vorazmente tomar o nosso tempo. Temos que nos libertar. O ócio apenas para os espertos e inteligentes estimula a imaginação, permite a busca para a solução dos problemas, para novas atividades, mudanças saudáveis. Filhos, familiares em geral, livros, filmes, cultura geral e cultura específica, ócio e chocolates devem garantir pelo menos mais cem anos de vida.

4 comentários:

  1. Acho então que a solução para o meu estresse deve ser o ócio, pois o chocolate já está sendo administrado em altas doses - pelo menos alguma coisa que deve aumentar minha longevidade!

    ResponderExcluir
  2. Na próxima encarnação serei médica, para ter bastantes momentos de ócio.

    ResponderExcluir
  3. Afora o embate fraternal, dizem que cada cigarro fumado rouba uma hora de vida...e que o trabalho rouba oito...como disse a formiga à cigarra da piada..."quando você estiver em Paris se um encontrar um tal de La Fontaine, manda ele para a PQP...

    ResponderExcluir