quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ecochatices...


Tempos modernos. Agora é uma questão de lógica. Os noticiários nos bombardeiam com as construções auto-sustentáveis do Brasil à China passando evidentemente pelos EEUU. Os respeitabilíssimos cientistas concluem que a economia de energia, que se faz mister, é alcançada sempre que se concentra centenas de pessoas em um mesmo espaço, citando como exemplo que Nova Iorque polui menos do que Beverly Hills. Será?

Para esses doutos formadores de opinião, seria a vida em Tóquio melhor do que em Auckland? Gente confinada em espaços exíguos cujo metro quadrado custa uma cifra intangível para a maioria dos mortais?

No Brasil isso definitivamente não funciona. Uma família de classe média com uma ou duas crianças dividindo um espaço de trinta metros quadrados, num prédio de trinta andares com oito, dez ou doze apartamentos por andar. O problema já começa na garagem. Dá para guardar os autos de todos (na classe média, todo mundo tem – ou almeja ter – um carro)? Sem contar que, nos horários de pico, não se circula por estas ruas.

E as crianças? Como não dá para guardá-las, ou desligá-las, serão inexoravelmente rotuladas como hiperativas? Estas tem muita energia a ser liberada. Se não o fazem, pobres pais. Professores sofrem, se bem que por aqui as escolas em tempo integral ainda sofrem certo preconceito, então só vão sofrer por meio período.

E o melhor amigo do homem terá que ser um peixinho vermelho. Só um, por falta de espaço para o aquário.

2 comentários:

  1. Hahaha... muito bem pensado!!!
    Sempre que penso sobre isso, me dá um aperto no coração... é um problema sem solução! Acho.
    A natureza humana vai de encontro à todas as soluções possíveis...

    ResponderExcluir
  2. O estudo da dinâmica de reprodução dos ratos mostra que os bichos param de se reproduzir quando não há condições de sobrevivência...a resposta sempre está na propria natureza...e o excesso de "humanidade" nos leva a crer que a civilização já descobriu até uma resposta para aquela lei de Newton que diz que dois corpos não ocupam e mesmo lugar no espaço...

    ResponderExcluir