terça-feira, 14 de abril de 2009

SEM OPÇÕES

Já reparou como não temos opções? A gente pensa que tem, mas não tem!
Quem é que abre o leque, destila opções e realmente muda de rumo? Eu respondo: quase ninguém. Dá pra contar nos dedos das mãos e dos pés numa gama de milhares de pessoas, o que não é muito!
Na realidade, as pessoas que realmente tem opções são aquelas que NÃO tem opção nenhuma. O grupo de pessoas que pode escolher é formado por seres sob pressão. Não é ridículo isso?
A gente, que está dentro de um contexto "equilibrado", não tem o poder de escolher nada. Quem é que tem a coragem para seguir um caminho diferente, escolher outra cor ou mudar o estilo, se está tudo "bem" do jeito que está?
A gente acha que é só abrir o leque ou escolher as cartas, mas as cartas já estão postas. O baralho vai ser redistribuído sim, mas só na hora que o jogo acabar, quando não restar outra alternativa senão optar - sob pressão. É ridículo mesmo!
A vida não é uma folha em branco e os caminhos não estão se ramificando esperando a gente escolher uma estrada. O traçado já está feito, pelo menos na estrutura básica. Você pode até mudar uma cor ou outra, mas o desenhinho já vem pronto. A vida leva a gente. Ninguém está optando. O livre arbítrio é ilusório. Pode ver! Pode pensar e repensar.
Talvez o arbítrio até exista, no início quando Deus criou o céu e a terra... mas depois de criado filhão, é difícil mudar. Não temos a chave nem a coragem para abrir novas portas. Não temos a coragem!
Você acha que tá no controle? Que tá se mexendo? Que não tá acomodado? Vai achando então!
E não, eu não tô deprê. Só estou constatando um fato.
Pode reparar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário