sexta-feira, 10 de abril de 2009

VOCÊ FAZ PLANOS, DEUS RI


Tenho pensado muito na morte.

Mas o curioso é que penso nela frequentemente com uma pontada de humor. Não posso deixar de lembrar dos quadrinhos do Gary Larson... ou de Dudley Moore ouvindo o diabo dizer "eu morava no céu, mas um dia Deus me abordou numa esquina com um presentinho na mão e disse: experimenta essa roupinha vermelha! vai ficar uma graça em você...". Ou ainda de um programa de rádio AM que minha irmã ouvia na adolescência onde um pastor em altos brados exorcizava um demônio baiano. Bom, depois de toda gritaria pro tal demônio abandonar o corpo em questão, ele - o demônio - simplesmente respondia com seu sotaque baiano “saio não!!” o que desencadeava novo surto psicótico no locutor que começava tudo de novo.

A morte e os assuntos que a cercam, como Deus, o demônio e o que acontece com a gente depois que tudo acaba, é um ótimo tema para comédias. Adoramos fantasiar e comediar sobre o que não temos a mínima chance de compreender. Pelo menos não em vida. E ninguém também nunca voltou pra dizer como é que é. Trabalhamos com especulação.
Mas não é mesmo engraçado? Lutamos, estudamos, trabalhamos, vencemos... ou não... para depois morrermos!??? É no mínimo injusto. A morte ri da gente. Ou será que é Deus quem ri?

O fato é que a morte atrai. Assim como os antigos marinheiros a morte chega recheada de novidades e mistérios. Tudo bem que fica entre ela e o morredor, mas ela É a novidade em "pessoa", é aquela que vai te contar o que ninguém mais sabe. Devo admitir que isso é no mínimo... interessante!
Tenho um jogo que costumo fazer quando estou de muito mal humor. Fico olhando as pessoas na rua e imaginando como elas vão morrer... nunca penso em coisas óbvias, mas elaboro doenças e sintomas únicos, poderosos, exclusivos para cada vivente. Tente também!! pode ser divertido... é sério isso!!

A morte provoca sentimentos antagônicos. Também dá medo.
Lembro de Luis Fernando Veríssimo e sua sugestão para o epitáfio "por favor dêem mais uma sacudida!".
Quem nunca pensou em ser doador de órgãos só pelo medo de ser enterrado vivo?
Doando os órgãos as possibilidades de isto acontecer são bem remotas... mais ainda depois que retirarem seu coração - eu garanto! Tenho reconhecer que essa idéia brilhante não foi minha, mas é ótima não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário