sexta-feira, 24 de julho de 2009

DIA DE CHUVA

A surdez da minha irmã nunca foi um segredo, muito menos um problema. Ninguém dá muita bola para isso e confesso que por vezes esquecemos completamente do fato. Mas há ocasiões que por alguns meses, até mesmo anos, nos fazem reavivar a memória e nos obrigam a encarar com mais seriedade os pequenos problemas alheios.
Era inverno, morávamos em Vitória, estava frio e chovendo.
Escutávamos no rádio e na TV notícias incessantes sobre o fugitivo Edimilson. O preso de maior periculosidade da época havia fugido da prisão numa ação cinematográfica, deixando toda a polícia de prontidão, à sua procura.
Chovia muito naquele dia, e a população havia sido alertada a permanecer com as portas trancadas e as grades das janelas fechadas, visto que o Edimilson estava a solta.
Estávamos vendo TV, sozinhas em casa (meus pais estavam viajando) quando toca a campainha. Mandamos minha irmã mais nova, a surda, ver quem estava na porta.
Após alguns minutos ela volta, branca, pálida!, como se tivesse visto um fantasma! anunciando que o primo do Edimilson estava na porta, tocando a campainha... TOCANDO A CAMPAINHA???
Em primeiro lugar: você acha que o primo do Edimilson ia TOCAR A CAMPAINHA???
Em segundo lugar: você acha que o primo do Edimilson ia tocar a campainha e se ANUNCIAR?

Em terceiro lugar: o nosso vizinho se chamava Denilson...
Bom, a essa altura minha irmã já havia ligado para a polícia enquanto o pobre coitado encharcado continuava tocando a campainha de casa e gritando alguma coisa que realmente era difícil de entender com aquela chuva toda.
Por via das dúvidas ficamos esperando a polícia chegar, o que aconteceu em milésimos de segundos, pois todos queriam pegar o Edimilson!!
A joaninha estacionou na porta de casa enquanto olhávamos pela janela o sujeito ser agarrado por dois guardas fortemente armados... bom, só aí, quando a voz do suspeito realmente se elevou, conseguimos entender o que ele dizia:
- Me larga!!! Eu sou primo do DENILSON!!! - o vizinho!
A confusão estava formada... meus pais tiveram o maior trabalho pra desfazer o mal entendido com o coitado do Denilson e seu primo encharcado. O primo, não encontrando ninguém na casa do Denilson, bateu lá em casa e pediu abrigo da chuva... só isso! O que fez com que a surdez da minha irmã fosse valorizada por alguns meses após o episódio.
No momento a referida patologia encontra-se em total esquecimento, até o próximo fora romanesco, que esperamos ansiosamente para lembrarmos depois com ataques de riso.

8 comentários:

  1. Hahahahahaha!!!
    Bem feito, dps desse fato começaram a prestar mais atenção nesse meu probleminha auditivo.
    Pronto, me entreguei...mas a outra tb ouve vozes que eu sei...

    ResponderExcluir
  2. nada a declarar , não chuto cachorro morto

    ResponderExcluir
  3. Comforme a sugestão, ou sugesta, vim ver...É bem escrito!Pena que quase tudo o que li (não li tudo, só algumas partes de alguns posts, como "sinto tonteiras", dentre outras...)deixou um gosto meio amargo...definitivamente isso não me faz bem...o cotidiano já é maçante o suficiente.
    Seria interessante, nas horas de lazer( e pra mim, computador é lazer), tentar se divertir...entendo que "aqui não é a disneylandia",mas ,com muito esforço,dá pra ver um lado bom (incrível eu "falando" um negócio assim, mas "falar" é fácil...).Isso é um trabalho incremental, uma labuta continua, até não se conseguir raciocinar mais, já que pensar é uma maldição! Lobotomia para todos! Em suma :não sei se vale a pena acompanhar, se isso vai me fazer pensar coisas desagradaveis.

    ResponderExcluir
  4. Se a próxima leitura não me fizer feliz, não vejo mais...

    ResponderExcluir
  5. Pelo número de comentários neste breve espaço de tempo, já percebi que se tornou um leitor assíduo!

    ResponderExcluir
  6. Não querendo dar idéia,espero que esse post não tenha gerado um combate de boxe ou wrestling perturbando o sossego da pacata rua em que vocês moram...de qualquer modo a história em si é trágica, mas o estilo da narrativa impagável... minha irmã, a surda, me lembra nomes de mafiosos..tipo Johnny o gago, Fred o coxo e por ai vai...melhor do que isso são as mães contando histórias de infância para nossos amigos e novo (a)s namorado (a)s...supimpa!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu dei risada cada vez que aparecia alguma referência a "surda". Muito bom o texto, divertido, eu ri demais. Principalmente quando eu não tive dúvidas de quem era a Surda!!!..kkkk

    ResponderExcluir